No mês de novembro os livros escolhidos para a fase de escola do Concurso Nacional de Leitura foram os mais requisitados - O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá de Jorge Amado e O mundo em que vivi de Ilse Losa.
Hoje, 28 de novembro, realiza-se uma sessão da Biblioteca Humana na Biblioteca AVVL, em articulação com a Agência para a Vida Local da Câmara Municipal de Valongo.
A Equipa da Biblioteca AVVL tem o prazer de convidar todos os alunos,
professores, funcionários e encarregados de educação a visitar a Feira do Livro
que se realizará na Escola Básica de Vallis Longus, de 4 a 6 de dezembro, das
8.30h às 19.30h.
Este concurso está aberto a pessoas dos 7 aos 77 anos. Decorre durante 3 meses – Julho, Agosto e Setembro.
Para participar basta escolher um livro de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e apresentá-lo de forma interessante e dinâmica, para convidar outras pessoas a ler esse livro.
Prepara as frases que te parececerem mais sugestivas e realiza um vídeo de 1 a 3 minutos em que podes aparecer tu próprio a fazer a apresentação. Se preferires ser realizador
arranja quem queira ser ator ou atriz sob a tua direção.
Na passada cerimónia de entrega de prémios da Sociedade Portuguesa de Autores muitos foram os premiados em várias categorias.
Na literatura infanto-juvenil, o prémio para o melhor livro coube a A casa sincronizada,de Inês Pupo e Gonçalo Pratas, com ilustração de Pedro Brito.
Uma sugestão da tua Biblioteca para estes dias de Carnaval
Sara é gira, ruiva, bem disposta, óptima aluna e filha de um milionário. Apaixona-se pelo Chico numa aula de Educação Física. Quando chega o Carnaval convidou-o a ele e ao resto do grupo para uma festa de máscaras. Todos aceitaram e estavam a divertir-se à grande quando tiveram a primeira surpresa: apareceu-lhes o Eduardo, com quem já tinham tido grandes aventuras em Lisboa. Pouco depois nova surpresa, essa bem desagradável: os homens mascarados de zorro não vieram para dançar mas para raptar alguém...
Divirte-te com as artes plásticas!
Para comemorar o Carnaval constrói a tua máscara muito divertida.
Material necessário:
Aparas de lápis ou lápis de cera
Cartolina
Elástico
Lápis, marcadores ou tintas
Como fazer:
Fazer o modelo de máscara numa cartolina e recortá-la. Deves primeiro escolher o tipo de máscara e ajustá-la ao tamanho da cara. O modelo da máscara pode ser inspirado, por exemplo, num animal ou no teu herói preferido, ...;
Decorar a máscara com diferentes técnicas: colar aparas dos lápis, criar diferentes texturas usando lápis de cera e marcadores,...
Este ano, o Dia Europeu da Internet Segura é dedicado à temática “Aproximando gerações”. Adere às comemorações deste evento organizado a nível europeu pela INSAFE (rede europeia de projetos de cooperação para a promoção da sensibilização e consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos) através da realização de ações de informação/sensibilização/formação dirigidas às comunidades locais entre os próximos dias 6 e 18 de Fevereiro.
Linha Ajuda - um serviço de atendimento telefónico e online de crianças, jovens, pais e professores, sobre questões relacionadas com o uso de tecnologias em linha.
Porto Editora apresenta as primeiras histórias
infantis desenvolvidas especificamente para iPad,
iPhone e iPod touch.
Criadas a partir do universo do Sítio dos Miúdos
(www.sitiodosmiudos.pt), estas histórias podem ser lidas e
ouvidas em língua portuguesa, incluindo a variante brasileira, em
inglês e em espanhol.
As histórias são protagonizadas pelas personagens que
ganharam fama no Sítio dos Miúdos e com as quais podem interagir: a Mimi, o Tomás, a Lili, o Pinguick, o Xico, o
Xavier, o Gaspar, o Malaquias e a Matilde. O título da primeira história é “Quando crescer vou ser…”.
“Os Miúdos” é o novo projeto de conteúdos mobile desenvolvido
pelo Centro Multimédia da Porto Editora, com a particularidade de
apresentar as primeiras histórias infantis especificamente
desenvolvidas para ambiente iOS.
Todos desejamos um ano novo em paz, assim sendo, nada melhor do que começar as nossas leituras com um novo livro da nossa biblioteca, Uma Questão de Azul-Escuro, de Margarida Fonseca Santos. Um livro temático sobre a violência (nas escolas, nas ruas, na vida…), baseado numa história verídica.