sábado, 29 de janeiro de 2011

História ilustrada da produção e acesso à informação



Da pré-história aos nossos dias, foram muitos os meios de produção e acesso à informação.


Sugestão do blogue "Ler ebooks" de Carlos Pinheiro

Para Ler e ...


Este blogue contém textos poéticos da turma do 5º A da Escola Básica Vallis Longus desta ano lectivo, 2010/2011.

Os textos são escritos em Língua Portuguesa e em Área do Projecto. Este espaço pretende ser um incentivo à escrita por parte dos alunos e de leitura por parte da comunidade.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Era uma vez um Rei...


O Instituto Camões disponibiliza em formato digital esta colecção original do jornal Expresso. Esta iniciativa permite aprender de forma lúdica a História de Portugal, lendo e ouvindo a história dos Reis de Portugal.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A aventura dos descobrimentos


O Instituto Camões disponibiliza em formato digital esta colecção original do jornal Expresso. Esta iniciativa permite aprender de forma lúdica a História de Portugal, lendo e ouvindo a história de cada façanha dos Descobrimentos.

Entra nesta Aventura!

Não esqueças que podes ler e requisitar estes livros na tua biblioteca.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Uma história por dia



Uma história por dia, contada e escrita.


Ora lê... história do dia

A cidade da Malta

Uma cidade virtual, com cinemas e filmes para assistir, museu, hospital ... e muito mais.

A Cidade da Malta foi desenvolvida no âmbito do programa Aveiro - Cidade Digital

Entra na Cidade da Malta!!

O sapo e os miúdos

São as novidades no:
  • cinema,
  • música,
  • televisão,
  • jogos e muito mais!
Experimenta, kids.sapo

sábado, 8 de janeiro de 2011

Querem mais novidades?

As Rosas Inglesas: Ser como a Binah
Madonna Ciccone

Cansada de ser «a boazinha» a Binah está preparada para tentar ser uma rapariga nova. Mas como irá a nova (e talvez não muito melhor) Binah encaixar-se nas Rosas Inglesas? E que irá uma certa pessoa - o Ben, a sua recente paixão - pensar? Conseguirão as amigas provar que a verdadeira Binah é maravilhosa antes de a «boazinha» desaparecer... para sempre?
http://domquixote.pt/


Ricardo caiu no buraco do ozono
António Garcia Barreto

Como é que Ricardo caiu no buraco de ozono? Ninguém sabe, nem ele próprio. Quer dizer, acabou por saber depois de cair. Numa história em que entra o Major Cunha e Cunhas, que, além de major, era engenheiro e, além de major e engenheiro, era também inventor e, além de major, engenheiro e inventor, era maluco, segundo diziam os vizinhos, tudo pode acontecer. E aconteceu. Quem sabe explicar melhor os pormenores desta história são os elementos da Brigada Lótus, a quem o major solicitou uma investigação viciada à partida. Mas Ricardo, Francisco e Sofia, auxiliados pelos seus amigos Isa Dora e Tó Baleia, não se deixaram levar pelas aparências e desmascararam o major.
http://antoniogarciabarreto.blogs.sapo.pt/4126.html


Sexo e Puberdade: tudo o que sempre quiseste saber
Louise Spilsbury

Ser adolescente e passar pela puberdade é como uma viagem na montanha-russa - tem muitos altos e baixos. Mas o crescimento não deve ser uma preocupação para ti. Neste guia divertido, descobre o que precisas de saber sobre sexo e puberdade. Contém informações essenciais e conselhos para quando mais necessitas deles. Verifica: Informação pormenorizada sobre o que acontece à medida que cresces. Blogues: Não és o único! Os adolescentes dizem como é. Dicas Importantes: Conselhos sensatos e respostas às perguntas que queres fazer. Questionários: Descobre o quanto realmente sabes.
http://www.mediabooks.com


Teodora e a pedra de âmbar
Luísa Fontes da Cunha

Quando Teodora, Alex e Gil se despediram do Mago Saramago no último Encontro Anual, este deixou-os com uma frase enigmática: «O perigo está sempre muito perto de nós...» Agora, os nossos amigos estão prestes a descobrir o que ele queria dizer com isso. O novo livro da fada Teodora.
http://www.bertrand.pt/

A casa

Vocabulário da casa associado às acções ( Present Continuous)

Grammar Rock Preposition

Para aprenderes as preposições em inglês!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

É só rir! :)

Geronimo Stilton

Geronimo Stilton vive na Ilha dos Ratos, uma ilha em forma de fatia de queijo, situada no Oceano Rático Meridional. Natural de Ratázia (Ilha dos Ratos), é formado em Ratologia da Literatura Rática e em Filosofia Arqueorrática Comparada. Há vinte anos que dirige o jornal Diário dos Roedores. Nos tempos livres, Stilton colecciona cascas antigas de Parmesão do século XVIII, joga golfe e, acima de tudo, adora contar histórias ao seu sobrinho preferido, Benjamim.
www.wook.pt

Já ouviste falar da deliciosa série onde se derrete queijo a todo o instante e os habitantes são roedores? Se ainda não, apresentamos as famosas aventuras de Geronimo Stilton, o rato editor da Ratázia, editor do jornal Eco dos Roedores.





O manuscrito misterioso
O galeão dos gatos piratas
O caso do vulcão pestilento

O grande campeonato de futebol

Vencedoras de vários prémios, as obras do rato que gosta de uma vida tranquila, detesta viajar e adora queijo, são retratadas magistralmente num universo humorísitico. Uma série para rir, que cultiva a amizade, sinceridade, amor, respeito, paz e esperança. Mais saborosa que um cammembert!
www.wook.pt







http://www.geronimostilton.com/

Os mistérios na Biblioteca


Emily Rodda

Antiga editora do Women’s Weekly e autora de romances de mistério para adultos, é uma das escritoras australianas de maior sucesso. Já obteve por cinco vezes o prémio anual do Children’s Book Council of Australia.
http://www.wook.pt




A montanha do pavor

Ocultas em lugares temíveis por todo o Reino de Deltora, as sete gemas do Cinto Mágico têm de ser repostas, para que o herdeiro ao trono seja encontrado, terminando assim o reinado de terror do Senhor das Trevas. Até ao momento, Lief, Barda e Jasmim recuperaram quatro gemas, mas agora Lief recebeu terríveis notícias de casa e só deseja regressar. Conseguirão os companheiros impedi-lo de abandonar a missão e seguir para a tenebrosa Montanha do Pavor?

As florestas do silêncio

O Reino de Deltora encontra-se ameaçado. O maléfico Senhor das Trevas planeia invadi-lo e escravizar o seu povo. O único obstáculo que o detém é o Cinto Mágico de Deltora, constituído por sete grandes pedras preciosas, cada qual com misteriosos poderes.
Mas agora as pedras foram roubadas e escondidas onde ninguém se atreverá a procurá-las - e, sem o Cinto, Deltora cai inevitavelmente nas mãos do inimigo. Anos depois, a missão de recuperar as pedras e derrubar o tirano cabe a Lief e Barda, que avançam em direcção ao seu primeiro destino: as tenebrosas Florestas do Silêncio.
www.fnac.pt
Mafalda Moutinho

Nasceu em Lisboa a 14 de Fevereiro de 1973. Licenciou-se em Relações Internacionais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, em 1995, após ter concluído o curso na Universidadede Central Lancashire, em Inglaterra, com uma bolsa Erasmus. Nesse ano, transferiu-se para Londres e, em 1996, concluiu um mestrado em International Relations and European Studies, no London Centre of International Relations da Universidade de Kent, com uma bolsa.
Os primos chegaram à biblioteca:



O caso do último dinossauro
O tesouro do veleiro Espanhol
O oráculo do velho mandarim

Já conheces a Ana, a Maria e o André? São eles os heróis destas aventuras.
Ana e Maria são filhas dos embaixadores Torres. Devido ao trabalho dos pais viajam muito pelo mundo e, quando podem, convidam o primo André para se lhes juntar.
A Ana adora bibliotecas, a Maria escreve as histórias do grupo e o André... passa o tempo a fazê-las rir!
Mas apesar das diferenças têm uma coisa em comum: são todos excelentes investigadores e não descansam enquanto não desvendam todos os mistérios com que se deparam.
Queres saber mais sobre cada um deles?
Visita o site dos primos

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O ataque dos vampiros


E continuam as novidades...


Álvaro Magalhães

Álvaro Magalhães nasceu no Porto, em 1951. Começou por publicar poesia no início dos anos 80 e, em 1982, publicou o seu primeiro livro para crianças, intitulado História com muitas Letras. Desde então construiu uma obra singular e diversificada, que conta actualmente com mais de três dezenas de títulos e integra contos, poesia, narrativas juvenis e textos dramáticos. As suas obras para a infância, onde reina a força do imaginário e da palavra, são o produto de uma sensibilidade espiritualizada que reivindica a totalidade mágica da existência e apelam permanentemente à imaginação e ao sonho, não como formas de escapismo mas como factores poderosos de modelação do ser.
http://www.wook.pt

As Crónicas do Vampiro Valentim


Vampiros ou nem por isso

O amor faz-te mal, Valentim

Mortinhos por chegar a casa

O gato-vampiro e outros mistérios
“Crónicas do Vampiro Valentim” narra a saga dos cinco membros da família Perestrelo (Valentim, Dentinho, a Mãe, o Pai e o Avô), que acordaram do sono da morte na noite do seu funeral e, agora, têm de sobreviver num mundo onde não têm lugar.
Excluídos, eles carregam os problemas próprios de quem é diferente, embora a sua busca (segurança, integração, felicidade) seja a busca de toda a gente. Pior ainda: Mil-Homens, o caçador de vampiros, persegue-os até quando está a dormir. Ele sonha com a glória de os caçar, embora não possa falar nisso, na glória, em voz alta (e em voz baixa também não). Digo-vos eu: sempre que ele diz “glória”, ou cai a um buraco ou aparece a Glória, a vizinha apaixonada que o persegue; ou então as duas coisas… (Sim, também já aconteceu!)
http://www.fnac.pt

Para quem gosta de futebol e não só...


Nuno Magalhães Guedes


Nuno Magalhães Guedes nasceu em Lisboa em 1958. Casado e com três filhos, foi professor de Política de Gestão durante dez anos. A sua actividade profissional tem-se desenvolvido em empresas do ramo editorial e de comunicação e é também director de um centro social em Lisboa. Depois de alguns contos e poemas dispersos é publicado, em 1984, o seu primeiro livro, “O Sonho do Rei Maravá”. Em finais do ano 2000, inicia a série juvenil “Objectivo Golo”, centrada à volta de um grupo de amigos ‘fanáticos’ por futebol que, no meio das suas preocupações escolares, querem formar o seu próprio clube.
bib-linhas.blogspot.com

Dois livros do Megamaz Futebol Clube:



A ameaça da bola-F

Futebol total
Nesta colecção o JP (João Paulo Moreira) e os amigos decidem formar o seu próprio clube, o Megamax Futebol Clube, contra tudo e contra todos, em especial contra a BOLA-F. A misteriosa organização BOLA-F deixa o JP fora de si. As suas iniciais querem dizer «Brigada Operacional de Luta Anti-Futebol». Um dos maiores desejos do JP é descobrir quem se esconde por detrás desse nome e desmascarar o ou os responsáveis pelas incríveis safadezas que essa tenebrosa organização tem vindo a cometer no Bairro onde vive. Para isso contará com a ajuda do primo Manel e dos amigos Tiago e Madalena. Juntos irão envolver-se em inúmeras aventuras, cheias de emoção, suspense e mistério.

Em casa da Família Moreira, a mãe de JP é a única que não partilha a paixão pelo Futebol. O pai, Guilherme, é grande apreciador e o António, o irmão mais novo, conhecido por Pulga, é quase tão fanático como ele. Até a irmã do meio, a Carolina, anseia um dia poder vir a entrar para o Megamax. O resto da família também alinha no gosto pela bola. Os primos Manel e Miguel fazem parte da equipa e o próprio avô Fernando interessa-se por tudo o que diz respeito ao Clube e tem sido uma boa ajuda para o JP em várias situações
http://annualia-verbo.blogs.sapo.pt

Portal dos Catraios

O Portal dos Miúdos e Graúdos
Portal das Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Educação de Infância.

Este projecto tem como finalidade favorecer a comunicação entre as Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Educação de Infância e, destas, com a comunidade em geral e com as crianças e seus pais ou encarregados de educação em particular, nomeadamente através de ferramentas colaborativas, conteúdos lúdico-didácticos e conteúdos de divulgação e promoção.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Os Jogos didácticos no sapo



http://jogosdidaticos.no.sapo.pt/

O software destina-se a qualquer idade e além de bastante flexível sobretudo educativo. São os Jogos educativos.

Para quem tem...mais idade.

São mais novidades!!


Verão na Riviera

Elizabeth Adler

Sinopse
A americana Lola Laforêt pensava que tinha tudo: um casamento estável com Patrick, um francês muito encantador, e o Hotel Riviera, um espaço mágico voltado para o azul do Mediterrâneo, a sua grande paixão. Até que um dia Patrick desaparece misteriosamente sem deixar rasto…
Seis meses depois, Jack Farrar, um americano que passeia pelo mundo a bordo do seu barco, lança âncora na enseada do Hotel Riviera e vai mostrar a Lola o verdadeiro significado do amor.
A atracção entre ambos é imediata, mas, após o que aconteceu com Patrick, Lola receia envolver-se novamente. Será Jack um homem de confiança? Quando a polícia a questiona acerca do paradeiro do marido e, em seguida, várias pessoas suspeitas reivindicam a posse do Hotel Riviera, Lola recorre à ajuda de Jack para encontrar o misterioso Patrick e resolver, de uma vez por todas, o seu futuro.
http://www.wook.pt


Chocolate
Joanne Harris

Sinopse
Quando Joanne Harris idealizou a pequena aldeia de Lansquenet-sur-Tannes e nela criou o cenário para o seu romance "Chocolate", não imaginava decerto o sucesso que este viria a ter. Só em Portugal o livro vendeu mais de vinte e cinco mil exemplares e agora que estreou o filme de Lasse Hallström, nomeado para três Oscars da Academia, o romance veio a ganhar um novo fôlego.
Vianne é uma mãe solteira que chega à pequena aldeia, com a sua filha, e ali abre uma chocolataria. Os capítulos alternados, ora com a voz de Vianne, ora com a do padre Reynaud (ao contrário do filme, no livro é este que quer fechar esta loja das tentações), criam uma grande tensão dramática.
" "Todos nós somos divididos interiormente" diz Joanne. " O Padre Reynaud é uma espécie de anoréctico. Recusa-se a comer e tortura-se a si próprio ficando horas em frente à montra do talho. É repressivo, a sua severidade para com os outros baseia-se no facto de se odiar profundamente." (citada pela revista (livros), nº 19)
É contra este pensamento que "Chocolate" se insurge, defendendo os pequenos prazeres da vida, neste caso os gastronómicos, e o direito à diferença, numa pequena aldeia, fechada ao que vem de fora, (também os ciganos, que ali aparecem, com as suas músicas e outro tipo de vida, são votados ao ostracismo), e que, de certa forma, põe em causa o poder instalado.
http://www.wook.pt


O regresso
Victoria Hislop

Sinopse
Cativante e profundamente comovente, o segundo romance de Victoria Hislop é tão inspirador como o seu romance de estreia e bestseller internacional, A Ilha.
Nas ruas calcetadas de Granada, sob as majestosas torres do Alhambra, ecoam música e segredos. Sónia Cameron não sabe nada sobre o passado chocante da cidade; ela está lá para dançar. Mas num café sossegado, uma conversa casual e uma colecção intrigante de fotografias antigas despertam a sua atenção para a história extraordinária da devastadora Guerra Civil Espanhola.
Setenta anos antes, o café era a casa da unida família Ramirez. Em 1936, um golpe militar liderado por Franco destrói a frágil paz do país, e no coração de Granada a família testemunha as maiores atrocidades do conflito. Divididos pela política e pela tragédia, todos têm de tomar uma posição, travando uma batalha pessoal enquanto a Espanha se autodestrói.
http://www.wook.pt


Conversa n'A Catedral
Mario Vargas Llosa

Sinopse
Sentados a uma mesa da taberna A Catedral, o jornalista Santiago Zavala conversa com o seu amigo Ambrosio. Estamos em Lima, na época ditatorial do general Manuel A. Odría (1948-1956), e dessa conversa acompanhada de cerveja emerge um Peru cruel, corrupto, desesperançado, matéria-prima ideal, portanto, para um romance que só um grande jornalista e escritor como Vargas Llosa poderia ter produzido.
Uma história esplêndida que reúne muitos dos ingredientes que fizeram a fama do autor peruano - as críticas ácidas, a irreverência, a rebeldia e o humor sarcástico.
Conversa n’A Catedral é a crónica de uma ditadura e da resistência possível graças à palavra. Uma aguda reflexão sobre a identidade latino-americana e sobre a perda da liberdade.
Um romance que, mais do que um marco na carreira literária do autor, é um ponto de referência inevitável na história da literatura universal.
http://www.wook.pt